Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Educação (UFPA) finaliza os módulos de aprendizagem do Gestor Nota 10

  • Publicado: Sexta, 12 de Dezembro de 2025, 12h45
  • Última atualização em Sexta, 12 de Dezembro de 2025, 12h45
  • Acessos: 204

O Projeto de extensão Gestor Nota 10: curso de aperfeiçoamento para gestores de escolas públicas municipais e estaduais da Transamazônica e Xingu, aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, encerrou, com sucesso, os módulos de formação e aprendizagem. Coordenado pelo prof. Raimundo Sousa (PhD. em Educação e Administração) a extensão teve como objetivo proporcionar aos gestores escolares processos de formação ancorados na reflexão, discussão e intervenção sobre a prática de gestão escolar na escola pública brasileira, enfocando, dentre outros aspectos, a democratização da gestão em todas as suas dimensões.

O último módulo, ministrado pelo docente Pabllo Avellar (Graduado em Informática),  foi a Inteligência Artificial, que motivou aos gestores a avidez em aprender como utilizar os recursos de IA para fortalecer a gestão e otimizar os trabalhos, como PPP e planilhas de resultados. Das teorias da administração escolar à Inteligência Artificial e a gestão escolar, os gestores receberam e puderam imergir, no formato presencial e online, em aulas e orientações de alto nível, com renomados professores da área de educação da UFPA, e também a colaboração de docentes da rede básica de educação que possuíam expertise na temática. O curso se desenvolveu, na prática, pela ação de várias mãos. Envolveu mais de 150 gestores e coordenadores, e mobilizou as secretarias de educação de Altamira, Anapu, Medicilândia, Placas e Vitória do Xingu, tendo um coordenador geral do curso em cada um dos referidos municípios, definidos após assinatura, pelos secretários de educação, do Termo de Cooperação entre a Faculdade de Educação, Direção Regional de Ensino e as Prefeituras, representadas pelas SEMEDs.

O curso teve como sede, a Secretaria Municipal de Educação de Altamira, com o apoio da Secretária de Educação professora Keila Márcia, a qual, autorizou cofeebreak aos participantes, bem como, a liberação do auditório para a realização de 5 módulos, destacamos, também, o apoio de sua assessoria nas pessoas dos docentes Eloisia Delgado, Maria das Graças e Ismael Vidal, os quais, trabalharam incansavelmente no aspecto logístico, registro aqui meu agradecimento em nome da UFPA.

Destacamos aqui, a colaboração de todos os docentes formadores da FAE/UFPA e do PPGECI (Programa de Pós-Graduação em Educação em Culturas Inclusivas), que, voluntariamente, realizaram um trabalho pedagógico extraordinário no desenvolvimento dos Módulos de Aprendizagem, dirimindo dúvidas e provocando reflexões críticas sobre os aspecto da gestão educacional e escolar, meu agradecimento sincero pelo apoio incomparável.

Às secretárias de educação de Anapu, Vitória do Xingu, Placas e Medicilândia  registro os agradecimentos em nome da UFPA, pelo apoio logístico, liberação dos gestores e apoio financeiro, para que os gestores pudessem se hospedar em Altamira. Aos gestores cursistas, espero que todos tenham aproveitado os momentos de reflexão, discussão, e de aprendizagem; que as lições recebidas possam reverberar positivamente em suas práticas enquanto gestores e por que não enquanto docentes que são, com o objetivo de transformação pedagógica e social. Para 2026, ficará o nosso seminário de gestão, a certificação e o lançamento do livro.

Um abraço a todos/as! Feliz Natal e um excelente 2026.

 

Dr. Raimundo Sousa

Pedagogo (PhD. em Educação e Administração)

Docente da FAE/UFPA e do PPGECI/UFPA.

Diretor de Ensino – UFPA-Altamira

Coordenador de Pesquisa e Líder do GEPGED/CNPQ

registrado em:
Fim do conteúdo da página