Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

HERBÁRIO PADRE JOSÉ MARIA DE ALBUQUERQUE

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2024, 11h29 | Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2024, 11h31 | Acessos: 71

Oficialmente, o Herbário Padre José Maria de Albuquerque - HATM foi fundado em junho de 2011, como uma seção do Laboratório de Botânica/ Faculdade de Ciências Biológicas e até 2013 era uma coleção didática que dava suporte às aulas práticas dos cursos de graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal da UFPA/Campus Universitário de Altamira.

Em 2014 o HATM recebeu a doação de duplicatas de material vegetal coletado nos projetos de resgate/ salvamento de flora de duas empresas de consultoria (STCP e BIOTA), as quais estavam executando esse componente do Plano Básico Ambiental das áreas as de influência da UHE de Belo Monte, e a partir de então possou a ter um acervo científico relativamente bem representativo dos municípios de Altamira, Anapu, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio, e nos anos seguintes passou a incorporar material coletado em outros municípios da Região Sudoeste do Pará.

Em 2020 iniciou-se um novo ciclo no HATM, com o registro do mesmo na Rede Brasileira de Herbários (RBH) da Sociedade de Botânica do Brasil. Em seguida o HATM efetuou uma parceria com Jardim Botânico do Rio de Janeiro para informatização do acervo, e além da página do HATM no JABOT, os dados das coleções também passaram a ser publicados na Rede SpecieLink) e no SiBBr (). Recentemente o HATM foi cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI e recebeu o código identificador do Cadastro Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus.

No acervo do Herbário Padre José Maria de Albuquerque/ HATM atualmente estão incorporados e informatizados 3.436 (três mil, quatrocentos e trinta e seis) exemplares da Flora Amazônica, principalmente aqueles coletados na UFPA/Campus Altamira e seu entorno, bem como nos municípios da região da Transamazônica e Rio Xingu. Atualmente tem em seu acervo as seguintes coleções: Angiospermas, Samambaias e Licófitas, Microalgas planctônicas, Plantas Aquáticas, Fungos Ferruginosos, Macrofungos e Didática Itinerante. Esse número de exemplares está em franco processo de expansão, pois temos cerca de 2.200 amostras de material vegetal herborizado e 184 amostras em meio líquido (lotes) para a confirmação da identificação, incorporação ao acervo e informatização, além do material vegetal doado recentemente pelos herbários HVC e MG, e aqueles oriundos de projetos desenvolvidos por parceiros do HATM, os quais ainda não foram processados.

O HATM continua dando suporte às aulas práticas, iniciação científica e trabalhos de conclusão de curso dos cursos de graduação, e com o aumento do acervo científico também ampliou a sua atuação, passando a contribuir com dissertações de mestrado e teses de doutorado de cursos de pós-graduação, do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Conservação (PPGBC/ Campus Altamira), do Programa de Pós-graduação em Ecologia (PPGECO/ Campus Guamá) e Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/ Campus Guamá) e de outras universidades federais. Além disso recebemos sistematicamente material vegetal oriundo de ações de licenciamento ambiental e supressão vegetal realizadas no Sudoeste do Pará.

 

Links de acesso aos dados do acervo do HATM:

http://hatm.jbrj.gov.br/v2/consulta.php

https://specieslink.net

https://collectory.sibbr.gov.br/collectory/public/show/co401?lang=pt_br

 

 Link do HATM como Laboratório/ Infraestrutura de pesquisa do Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação:

https://pnipe.mcti.gov.br/search?term=HATM

  

 Link do HATM como museu cadastrado no Instituto Brasileiro de Museus:

 https://cadastro.museus.gov.br/museus/herbario-padre-jose-maria-de-albuquerque-hatm-universidade-federal-do-para/

 

Contatos do HATM

e-mail: hatm@ufpa.br

telefone institucional: (93) 2122-0595

 

Curadora: Profa. Dra. Daniela Santana Nunes (dsantana@ufpa.br)

Link do Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6036935515134179

Fim do conteúdo da página