Faculdade de Educação e SEMED de Medicilândia implementam Projeto de Formação de gestores escolares
Faculdade de Educação da UFPA e Secretaria Municipal de Educação do município de Medicilândia implementam o Projeto de Extensão “Gestor Nota 10”, o qual, é direcionado aos gestores das escolas públicas municipais. Estiveram presentes o professor Dr. Raimundo Sousa, coordenador do Projeto Gestor Nota 10 e diretor da FAE-UFPA, a diretora de ensino, professora Aparecida de Camargo, a qual, representou o secretário de educação Marcelo Borges do Egito, Coordenadora Pedagógica Maristela de Oliveira, e os gestores das escolas urbanas e rurais. O projeto tem como foco a promoção da formação continuada aos gestores escolares de escolas pública municipais e estaduais da região Transamazônica e Xingu, com o objetivo de oferecer subsídios teóricos, técnicos e práticos sobre o exercício da função de gestor escolar. O objetivo geral é proporcionar aos gestores escolares processos de formação que possibilitem a reflexão, discussão e intervenção sobre a prática de gestão escolar na escola pública brasileira. No aspecto metodológico, a proposta de projeto de extensão se alicerça na perspectiva crítica, o que possibilita proporcionar uma formação contextualizada com o público-alvo. O desenvolvimento metodológico passa pela oferta de formação qualificada que possibilite a transformação da prática de gestão escolar dos municípios que participam do projeto promovido pela UFPA. Durante o evento, foram sorteados aos participantes, livros que abordam temáticas pertinentes à educação básica. O desenho curricular do curso compreende: Módulo I - Introdução à Gestão da Educação e Gestão Escolar; Módulo II - Introdução à Educação Especial; Módulo III - Avaliação Institucional e da Aprendizagem; Módulo IV - Introdução à Organização do Trabalho Pedagógico e da Formação de Professores; Módulo V - Introdução à Legislação da educação com foco na Lei 10. 639/2003; Módulo VI - Introdução ao Financiamento da Educação Básica; Módulo VII - Inteligência Artificial na prática de gestão escola.
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