Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

EDITAL Nº 1/2025, DE 17 DE MARÇO DE 2025, DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO DA AMAZÔNIA

  • Publicado: Terça, 18 de Março de 2025, 12h49
  • Última atualização em Sexta, 21 de Março de 2025, 00h54
  • Acessos: 213

A Coordenação do Curso de Especialização em Ensino de Ciências da Natureza para a Educação Básica no contexto da Amazônia (Res. 5858/2025-Consepe), da Faculdade de Ciências Biológicas (FCB), do Campus Universitário de Altamira (Calta), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no uso de suas atribuições legais, torna público o presente Edital para o processo seletivo de candidatos/as para a composição da Turma 2025 desse Curso.

 

1. OBJETIVOS DO CURSO
1.1 Objetivo Geral:

Formar professores/as especialistas em Educação Básica na Amazônia, em nível de pós-graduação, lato sensu, capazes de desenvolver práticas pedagógicas inovadoras e contextualizadas, que promovam a aprendizagem significativa das Ciências da Natureza, valorizando a diversidade cultural, ambiental e social no contexto da Amazônia, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e atuantes.

1.2 Objetivos Específicos:

a) Desenvolver competências para a elaboração e implementação de projetos pedagógicos inovadores, criando e executando projetos que integrem os conhecimentos científicos das disciplinas de Ciências da Natureza com as realidades e demandas da comunidade amazônica, utilizando metodologias ativas e recursos didáticos diversificados;

b) Aprofundar conhecimentos sobre a diversidade cultural, ambiental e social da Amazônia, proporcionando aos/às participantes uma compreensão aprofundada das características únicas da região, incluindo seus ecossistemas, povos indígenas, comunidades tradicionais e processos socioeconômicos;

c) Promover a formação de professores/as pesquisadores/as estimulados/as a desenvolver habilidades de investigação científica, a fim de que possam produzir conhecimentos relevantes para a melhoria da educação na região;

d) Fortalecer a capacidade de utilizar tecnologias digitais na educação, contemplando o uso de ferramentas e recursos tecnológicos para o ensino de Ciências da Natureza, como softwares educacionais, plataformas digitais e recursos multimídia; e

e) Desenvolver habilidades para atuar na formação de professores/as em serviço como multiplicadores/as de conhecimento oferecendo formação continuada a outros/as professores/as da Educação Básica.

 

2. DO PÚBLICO-ALVO

Portadores/as de diploma de Licenciatura nos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Naturais, Química, Física, Biologia, Pedagogia, Educação do Campo e áreas afins, com diplomas emitidos por instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação, que tenham interesse e disponibilidade de tempo em ampliar a capacidade de pesquisa e reflexão teórica e prática visando qualificar sua formação para atuar no Ensino de Ciências da Natureza para a Educação Básica na Amazônia.

 

3. DAS VAGAS OFERECIDAS

3.1 Serão ofertadas trinta (30) vagas para esta Turma 2025 de Especialização.

3.2 Serão destinadas 60% das vagas (dezoito, 18 totais) para ampla concorrência.

3.3 Serão destinadas 10% das vagas (três, 03 totais) aos/às funcionários/às da Universidade Federal do Pará.

3.4 Serão destinadas 30% das vagas (nove, 09 totais) para pessoas de comunidades tradicionais, negros (pretos e pardos), deficientes e transexuais.

 

Acesse o Edital

Retificação do Edital

registrado em:
Fim do conteúdo da página