NOTA DE ESCLARECIMENTO - Comissão Consultiva

• Publicado: Terça, 26 de Março de 2024, 20h17
  • Última atualização em Terça, 26 de Março de 2024, 20h17

A Comissão Consultiva, responsável pela organização do Processo de Escolha do(a) Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) para gestão 2024-2028 do Campus Universitário de Altamira, vem por meio desta esclarecer denúncias que estão sendo propagadas questionando a lisura do Processo, apontando possíveis irregularidades na lista de discentes aptos a votar e, por essa razão, vem informar que:

1. a lista de discentes aptos é encaminhada diretamente pelos devidos coordenadores de curso ou diretores de faculdade, responsáveis por todo o conteúdo de cada documento emitido, cabendo a essa Comissão apenas o recebimento e posterior encaminhamento das listas para o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC). Assim, após atender pedido de correção nas listas de duas faculdades (Engenharia Florestal e Etnodiversidade), a Comissão encaminhou todos os nomes, números de matrícula e cursos dos alunos para inserção no SIG-Eleição. Ressalta-se que o quantitativo final (observado no sistema) pode sofrer alterações devido às atualizações de dados do campus e a Comissão não interfere e nem tem acesso aos meios para realizar tais alterações;
  2. a Comissão segue todas as orientações da equipe CTIC designada para o pleito e, segundo essas orientações, não é possível a exclusão de nomes, porque a inserção dos dados ocorre a partir do reconhecimento de turma e não de discentes individualmente. Com isso, todos os alunos que estiverem ativos nas turmas serão reconhecidos pelo sistema e caso a faculdade não tenha solicitado adequação no status do vínculo de qualquer aluno (por qualquer motivo) no sistema, o discente continuará com vínculo ativo, mesmo em se tratando de óbito.

A Comissão lamenta que informações que deveriam ser de conhecimento obrigatório de dirigentes de unidades e de subunidades desta Instituição de Ensino Superior estejam sendo divulgadas de forma inadequada perante a Comunidade Acadêmica.

Sem mais,

Comissão Consultiva:

Gizelia Maria da Silva Freitas – Titular (Representante Docente)

Edson Alves Menezes Júnior – Titular (Representante TAE)

Cristiano Santana da Silva – Titular (Representante Discente)

Sandra Andréa Santos da Silva – Suplente (Representante Docente)

Nádia Grings Batista – Suplente (Representante TAE)

Shayane Fernandes Oliveira – Suplente (Representante Discente)