Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

A FLIX JÁ ESTÁ NA QUINTA EDIÇÃO, E VEM SE CONSOLIDANDO COMO UM DOS MAIORES PROJETOS DE EXTENSÃO, VINCULADOS AO CAMPUS DE ALTAMIRA

  • Publicado: Segunda, 30 de Outubro de 2023, 17h47
  • Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 17h49
  • Acessos: 376

Nos dias 31/10 a 04 de novembro estará acontecendo na cidade de Altamira a V FLIX, que traz como temática: a poética da juventude e suas diversidades socioculturais. Para realização deste evento multicultural e de grandes proporções conta-se com a parceria de instituições públicas e privadas, como a Norte Energia entre outras, além das secretarias municipais de educação e cultura e da efetiva participação do governo do Estado através da SECULT.

Nesta quinta edição a programação está repleta de atividades acadêmicas e artísticas: mesas temáticas, conferências com palestrantes internacionais e a presença do Ministério da Cultura, oficinas e workshops. Pelo segundo ano a FLIX apresenta o edital cultural "André Costa Nunes" com premiações para cinco categorias artísticas relacionadas com a literatura: audiovisual, prosa/poesia/ teatro, música e artes visuais. O edital é direcionado para os fazedores e fazedoras de cultura do eixo da Transamazônica e Xingu, com premiação para o primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria. Assim, como em todas as suas edições, a balsa cultural faz parte da programação da V FLIX, despertando o interesse do público para participar de uma das balsas cultural. No decorrer do evento terá passeio de balsa, nos dias 01 e 02 de novembro e no último dia, 04/11.

A V FLIX apresenta uma programação multicultural e diversa, abrangendo artistas de âmbito regional, nacional e internacional, com atrações que agradam a galera jovem, foco de destaque em toda as atividades do evento. Importante ressaltar que os jovens estarão presentes em todas as mesas, com falas relacionadas às suas identidades socioculturais, visto que pensar o jovem na Amazônia, é pensar o jovem para esta Amazônia, que é pauta de tantos grupos e interesses. Com a FLIX e essa temática tão atual e pertinente, queremos dar visibilidade para essa juventude e suas realidades e vivências poéticas. Diz a coordenadora da FLIX, professora Ivonete Coutinho/UFPA, conhecida como professora Netinha que é idealizadora da FLIX desde 2017.

A FLIX considerada um dos maiores eventos literário do Norte do País, é um projeto de extensão idealizado e coordenado pela Profa. Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva, do Campus de Altamira/UFPA. Por ser um projeto abrangente e de grandes dimensões sócio cultural, a FLIX se caracteriza como um programa de extensão, visto que envolve outros projetos e ações institucionais.

 

Autor(a): Ivonete Coutinho

registrado em:
Fim do conteúdo da página