PROJETO DE PESQUISA DOS CAMPI DE ABAETETUBA, ALTAMIRA E BRAGRANÇA REALIZAM CÍRCULO DE DIÁLOGOS SOBRE CRIANÇAS E SUAS INFÂNCIAS

• Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h13
  • Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 11h50

Em formato online, o evento acontece por meio de diálogos com diferentes convidados de diferentes territórios amazônicos que tratarão de assuntos sobre crianças e suas infâncias.

O evento denominado Círculo de Diálogos - AS GRAMÁTICAS SOCIAIS DE CRIANÇAS EM SUAS INFÂNCIAS: DOS TERRITÓRIOS AMAZÔNIDAS AO PROCESSO EDUCATIVO ESCOLAR E ANTI-ESCOLAR, é um desdobramento do Projeto de Pesquisa “As gramáticas sociais de crianças e suas infâncias em territórios de águas de regiões da Amazônia”, financiado pelo CNPq, por meio da Chamada Universal/2021, e está sendo desenvolvido por docentes do Campus de Abaetetuba, Altamira e Bragança, contando com pesquisadores de outras instituições de ensino e pesquisa, inclusive professores da educação básica. Há ainda alunos de graduação (bolsistas e voluntários), mestrandos e doutorados, que tem desenvolvido suas pesquisas em diferentes perspectivas teóricas e metodológicas. O Projeto é coordenado pela P Profª. Drª. Maria Natalina Mendes Freitas da UFPA, Campus Bragança e de desenvolve na região do Baixo Tocantins, Caeté, Marajó e Xingu.

O objetivo do evento é refletir a contribuição para a pesquisa científica para o avanço na construção de uma Pedagogia Amazônida, a partir e junto das crianças residentes nos territórios da Amazônia paraense. É também um preparativo para a realização do seminário de finalização do projeto de pesquisa que deve acontecer em Altamira no 2º semestre de 2024.

O círculo de diálogos está organizado em 4 encontros, a saber:

31/10/23: Crianças e Territórios Interáguas, mediado pela Profª. Drª. Eliana Pojo-Toutonge (UFPA - Campus de Abaetetuba), as convidadas são: Prof.ª Dr.ª Maria Francisca Ribeiro Correa (SEMEC/Abaetetuba: Coordenadora da Educação do Campo) e a Pedagoga Thalia Cerqueira com contação de história;

14/11/23: Circularidade dos saberes e mobilidade nos espaços naturais/sociais: crianças em suas movências nos territórios, tem como convidados a Profª. Ma. Kátia Lígia Vieira Lira (UNIFAP – Campus Oiapoque) e Prof. Dr. Luiz Eduardo Paulino da Silva (UNIFAP – Campus Oiapoque) e Rosalina Damião (Bolsista PIBIC/UFPA), sob mediação do Prof. Dr. Marcos Formigosa UFPA - Campus de Altamir;

28/11/23: Pedagogia das crianças Amazônidas Paraense: tessituras teóricas e de campo, será mediado pela Profª. Drª. Leia Gonçalves de Freitas, da UFPA – Campus Altamira e contará com a presença da Profª Drª. Josiane Brolo (UNIR - Campus de Vilhena), além das bolsistas PIBIC/UFPA Maiza Antunes dos Santos e Adrielly Cunha Mota dos Santos

12/12/23: Saberes e fazeres das crianças Amazônidas Paraense: experiências e processos educativos, sob mediação da Profª. Drª. Maria Natalina Mendes Freitas, contará com a presença da Profª. Drª.  Dorilene Pantoja Melo (SEMEC/Belém), Profª. Drª. Maria Celeste Gomes de Faria (IFPA/Cametá) e Profª. Drª. Fernanda Regina Silva de Aviz (SEMED/Tracuateua) e Maria Esmeralda Batista da Silva (Bolsista PIBIC/CNPq).

Para participar é necessário fazer inscrição prévia para cada diálogo. Ao final dos 4 encontros será emitido certificado de participação com carga horária equivalente a quantidade de encontros de cada participante.

Participar do diálogo do dia 31/10/23, esse é o link de inscrição: https://forms.gle/7SZZiFq2THcRNBsq9

Acesse o folder do evento

Autor: Prof. Marcos Formigosa