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2º SEMINÁRIO INTEGRADO DE PESQUISA CIENTÍFICA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO – CAMPUS DE UNIVERSITÁRIO DE ALTAMIRA – UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

  • Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 13h08
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 13h13
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Na trajetória acadêmica universitária, para além das vivências com o ensino, a pesquisa precisa estar alicerçada na ação formativa que favoreça “[...] à capacidade de produzir um conhecimento adequado à compreensão de determinada realidade, fato, ou fenômeno ou relação social”, sobretudo, em específico “[...] assume a capacidade de criar os meios necessários ao estabelecimento de novas interações, mediações e modificações de contextos que envolvem sujeitos de ensino com sujeitos de aprendizagem” (MEKSENAS, 2002, p. 22).

Nesta perspectiva, foi realizado no período de 21 a 25 de novembro de 2022 o 1º Seminário Integrado de Pesquisa Científica da Faculdade de Educação, no Campus Universitário de Altamira, na Universidade Federal do Pará em 2022 (1º SIPC/FAE/CALTA/UFPA/22), o qual propôs evidenciar o discente-pesquisador com autonomia para divulgar sua produção acadêmica no âmbito educacional amazônico. Pois, segundo Tozoni-Reis (2009, p. 11) “A educação como instrumento de transformação da sociedade é a educação crítica, aquela que tem como finalidade principal a instrumentalização dos sujeitos para que estes tenham uma prática social crítica e transformadora [...]”.

Nessa busca de uma educação que transcenda as barreiras à alienação social, a pesquisa acaba sendo uma alternativa para reflexão, debates e divulgação dos problemas da realidade, nesse contexto, a produção de pesquisas acadêmicas dos discentes do Curso de Licenciatura em Pedagogia que no 1º SIPC/FAE/CALTA/UFPA/2022, constituiu-se como ação acadêmica das produções científicas dos discentes, que incentivou a promoção e intercâmbio de saberes, troca de conhecimentos, informações e de vivências inovadoras do campo científico amazônico a partir de estudos/pesquisas desenvolvidas pelo corpo estudantil, sob orientação dos docentes da Faculdade de Educação.

O evento foi alinhado com o Projeto Pedagógico de Curso que assegura que as pesquisas desenvolvidas pelos discentes de Pedagogia podem ser realizadas nas seguintes áreas “Estudos em Educação Popular; Política Educacional, Formação e Trabalho Docente, Educação Étnico-Raciais e Indígena, Políticas Curriculares e Avaliação, História da Educação na Amazônia e outros a serem criados de acordo com a necessidade do curso”. Além disso, “desenvolver estudos sobre questões socioeconômicas, ambientais, educacionais e culturais da sociedade relacionados com a educação básica e superior que possibilitem o desenvolvimento da competência científica” (ALTAMIRA, 2019, p.31).

 

Foi a partir dos diversos campos de atuação no Curso de Licenciatura em Pedagogia que observamos que os discentes do curso têm desenvolvido pesquisas em diferentes temáticas e que, por vezes, ficam apenas no âmbito da Faculdade. São pesquisas desenvolvidas em distintos contextos escolares, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, como não escolares, e que envolvem diversos sujeitos.

Contudo, com a possibilidade de socialização dessas pesquisas para a comunidade acadêmica, criou-se ambientes propícios para o desenvolvimento de uma cultura de pesquisadores que não podem se restringir apenas àqueles vinculados aos projetos de pesquisas dos professores, mas, também nos Trabalhos de Conclusão de Curso de muitos desses alunos, porque mesmo não estando inseridos em grupos ou projetos de pesquisas, dedicam-se, mesmo nas adversidades, a desenvolverem suas pesquisas com um elevado rigor acadêmico.

Neste aspecto, foi considerado a Resolução nº 01 de 14 de dezembro de 2017 que “Regulamenta a elaboração, orientação, defesa e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de graduação da Faculdade de Educação [...]” (ALTAMIRA, 2017, p. 1). Sobretudo, o “Art. XIX. O TCC será defendido em seção pública, perante Banca Examinadora constituída de, no mínimo, três docentes, sendo um deles, obrigatoriamente, o orientador, ou orientadora que presidirá a sessão” (ALTAMIRA, 2017, p.2). Contudo, ressalta-se a pertinência da realização do evento como espaço para que as pesquisas desses estudantes sejam divulgadas, pois muitas delas podem se desdobrar em outras, quais sejam, em nível de pós-graduação lato ou stricto sensu.

Ressalta-se que os objetivos do 1º SIPC/FAE/CALTA/UFPA/22, visou em “[...] difundir as pesquisas realizadas pelas/os acadêmicas/os do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, do Campus Universitário de Altamira, da Universidade Federal do Pará”. Como ainda específicos: “a) incentivar a apresentação/publicação de trabalhos científicos em eventos acadêmicos em geral; b) disseminar vivência acadêmicas em eventos científicos por meio de apresentação de trabalhos desenvolvidos nas disciplinas do curso; c) promover as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso e qualificação de pesquisas em andamento e; d) socializar relatos de experiências acadêmicas de campo por estudantes do curso de pedagogia” (ALTAMIRA, 2022, p. 4). Nesta perspectiva, foram apresentados/defendidos: 10 (dez) Trabalhos de Conclusão de Curso, 10 (dez) Qualificações de pesquisas em andamentos e 5 (cinco) Relatos de experiências.

Pelo exposto, no intuito de continuidade da difusão das pesquisas cientificas desta faculdade foi louvável a realização do 2º Seminário Integrado de Pesquisa Científica da Faculdade de Educação, no Campus Universitário de Altamira, na Universidade Federal do Pará em 2022 (2º SIPC/FAE/CALTA/UFPA/23), o qual ocorreu no período de 19 a 23 de junho de 2023.

O objetivo geral do 2º SIPC/FAE/CALTA/UFPA/23 visou continuar a difusão das pesquisas realizadas pelas/os acadêmicas/os do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, do Campus Universitário de Altamira, da Universidade Federal do Pará e, em os específicos: 1) Promover as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso; 2) Qualificar projetos de pesquisas; 3) Qualificar as pesquisas em andamento e; 4) Promover intercâmbio de saberes e experiências acadêmicas do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

Entretanto, a continuação da proposta inovadora acontece por sua relevância da promoção cultural de socialização das pesquisas científicas produzidas pelos discentes, como também por ser uma ação permanente nas atividades cotidianas e nas futuras produções. Nesse sentido, a prática educativa da pesquisa pelo princípio da tríade acadêmico-científico e pedagógico, que convoca as interações e as mediações entre sujeitos e seus pares, entre docentes e discentes, com a comunidade universitária e sociedade para a construção, divulgação e culminação de conhecimento produzido no contexto amazônico.

O desenvolvimento e a apresentação de seminário é uma metodologia de estudo que favorece a percepção de novas ideias, os aprofundamentos sobre determinados temas, a socialização e apresentação de conhecimentos por meio de estudos e pesquisas. Assim, a abordagem metodológica é qualitativa que “[...] responde a questões muito particulares. [...]” haja vista se ocupar “[...] com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes [...]” (MINAYO, 2016, p. 20).

Enquanto aspecto organizacional as modalidades de submissão de trabalhos foram:

  • Trabalho de Conclusão de Curso;
  • Qualificação de projeto de pesquisa;
  • Qualificação de pesquisa em andamento.

O público-alvo do seminário destina-se às/os acadêmicas/os do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação, do Campus Universitário de Altamira, da Universidade Federal do Pará e lócus será o Auditório Petrini, no Campus I. Os resultados do 2º SIPC, além da participação maciça dos estudantes, foram as defesas de 10 TCCs e 5 qualificações.

 

 

REFERÊNCIAS

ALTAMIRA. Resolução nº 01 de 14 de dezembro de 2017 – Regulamenta a elaboração, orientação, defesa e avaliação de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos estudantes de graduação do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2017.

ALTAMIRA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2009.

ALTAMIRA. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2019.

ALTAMIRA. Projeto do 1º Seminário Integrado de Pesquisa Científica. Faculdade de Educação, Campus Universitário de Altamira, Universidade Federal do Pará, Altamira, 2022.

MEKSENAS, Paulo. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo, SP: Loyola, 2002.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Maria Cecília de Souza Minayo (org.) Suely Ferreira Deslandes; Romeu Gomes – Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

TOZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. / Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. 2. ed – Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

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