Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Incubadora do Xingu de Portas Abertas

  • Publicado: Terça, 28 de Março de 2023, 14h19
  • Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 14h45
  • Acessos: 918

Pouco mais de um ano após a sua inauguração, a Incubadora do Xingu, sediada no campus da Universidade Federal do Pará, em Altamira, abre novamente as portas ao público. O “Incubadora do Xingu de Portas Abertas” será dia 30 de março, das 9h às 12h, e não há necessidade de inscrição prévia para participar. Dessa vez, o objetivo da iniciativa é proporcionar uma manhã em que todos possam conhecer as instalações da Incubadora, os empreendimentos incubados e as oportunidades disponíveis àqueles que desejarem criar ou administrar um negócio contando com o apoio gerencial e tecnológico da UFPA. Nesta mesma manhã, a Incubadora também inaugura o seu coworking, um espaço compartilhado de trabalho aberto à comunidade e ideal para o desenvolvimento de soluções inovadoras pensadas ainda na Universidade.

Dia 31, das 10h às 19h, no auditório Petrini Girardelli, a Incubadora do Xingu disponibiliza uma série de formações gratuitas e também acessíveis à comunidade e aos demais entusiastas do ecossistema empreendedor da Amazônia. Os interessados em participar das formações precisam, contudo, inscrever-se previamente. Embora as inscrições sejam gratuitas, as vagas do evento são limitadas.

Na primeira formação, o jornalista Orlando Haber e o publicitário Wanderson Silva compartilham dicas de comunicação, essenciais para potencializar empreendimentos e fazê-los chegar ao seu público-alvo. A formação seguinte traz o tema "Empreendedorismo, Inovação e Impacto Socioambiental na Amazônia". Nela, a economista Pricila Almeida e o engenheiro Wilson Costa, empreendedores experimentados no ecossistema de impacto da região, abordam as perspectivas e as oportunidades do setor, e também compartilham as suas experiências profissionais. No fim da tarde, Iara Neves, que há 11 anos coordena o Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica da UFPA, tira todas as dúvidas sobre o processo de incubação de empreendimentos.

Após as formações, todos os participantes recebem o certificado de horas complementares por meio do e-mail cadastrado anteriormente na plataforma. Para se inscrever, clique aqui.

Histórico – O objetivo da Incubadora do Xingu, a primeira do interior do estado, é promover ações de criação, aceleração e consolidação de empreendimentos voltados à produção de bens e serviços inovadores, com enfoque não exclusivo, porém preferencial, nas áreas de Agronegócio, Produtos Naturais, Alimentos, Fruticultura, Cacau, Chocolate, Mel, Mandioca, Leite, Óleos, Sementes, Cosméticos, Fitoterápicos, Pesca Artesanal e Turismo.

Inauguração da Incubadora do Xingu, em 2022.( Orlando Haber/Ascom Incubadora do Xingu)

Em virtude da pandemia de Covid-19, a Incubadora do Xingu precisou começar a atuar mesmo antes da sua inauguração formal, selecionando e recebendo os primeiros empreendimentos incubados ainda em março de 2020. Atualmente, a iniciativa abriga as empresas Pomar do Xingu, Cacauway, Xingu Recycling, AgroSolo, Kakao Blumenn, Prestec, Smart Agronegócio e Orodata Engenharia. “A Incubadora do Xingu, além de proporcionar apoio gerencial e tecnológico, ferramenta importante para a prospecção de negócios, irá contribuir para o desenvolvimento do Empreendedorismo, a partir da dinamização do ambiente de Inovação na região”, comenta a coordenadora local da Incubadora, professora Silvia Maia.

Para o coordenador do projeto de implantação da Incubadora do Xingu, professor José Augusto Lacerda Fernandes (FAAD/ICSA), a iniciativa evidencia o compromisso da UFPA em  fomentar o Empreendedorismo e a Inovação para além da capital. “Por meio dessa aliança interorganizacional, conseguimos contribuir para o desenvolvimento da região da Transamazônica, ajudando na verticalização de cadeias produtivas tradicionais, agregando valor em produtos existentes ou até mesmo criando novos mercados, sempre com uma abordagem calcada no tripé da sustentabilidade”, completa.

A iniciativa articulada pela Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) contou ainda com o apoio do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável do Xingu (PDRSX), por meio do Projeto de n.º 279/2017 – Ambiente de Inovação no Xingu, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura do Pará (Funcacau).

A Incubadora do Xingu segue com inscrições abertas para empreendimentos residentes e associados. As inscrições têm fluxo contínuo, podendo ser feitas a qualquer tempo.

Para mais informações, acesse o site.

Pioneirismo – A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Programa de Incubação de Empresas de Base Tecnológica (PIEBT), atua desde 1995 na vanguarda regional, já tendo apoiado mais de 50 empresas em Belém. Segundo a coordenadora do PIEBT, Iara Neves, a importância que a Incubadora de Empresas da UFPA tem para o Pará é ímpar, visto que contribui para a expansão do ecossistema local, além de capacitar empreendedores e empresários, de forma que levem em conta a Sustentabilidade, a Inovação e a Tecnologia como premissas em seus empreendimentos.

“A Incubadora vem ao longo de duas décadas estimulando o surgimento de negócios que tenham como cerne a geração de produtos, processos e serviços sustentáveis, gerados a partir do conhecimento produzido na academia ou com apoio da Universidade, sendo importante tanto por apoiar empresas que dão retorno ao Pará, por meio da geração de emprego, renda e impostos, quanto por contribuir para o desenvolvimento da Amazônia”, afirma a coordenadora.

Parte do portfólio da Cacauway, empresa residente na Incubadora do Xingu, em Altamira. (Orlando Haber/Ascom Incubadora do Xingu)

 

Para mais informações, favor entrar em contato pelo telefone (91) 98130-5279 ou pelo e-mail incubadoradoxingu@ufpa.br.

Texto: Orlando Haber (Ascom/Incubadora do Xingu).

Arte: Wanderson Silva (Ascom/Incubadora do Xingu).

registrado em:
Fim do conteúdo da página