Faculdade de Educação promove 1º Seminário Integrador de Pesquisa Científica do curso de Pedagogia

• Publicado: Terça, 06 de Dezembro de 2022, 11h55
  • Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 12h04

No percurso de formação acadêmica dos estudantes universitários, além das vivências com o ensino, a pesquisa precisa estar alicerçada nessa trajetória formativa favorecendo “[...]à capacidade de produzir um conhecimento adequado à compreensão de determinada realidade”. Essa assertiva trazida por MEKSENAS, (2002, p. 22), reafirma o compromisso que Faculdade de Educação (FAE), na Universidade Federal do Pará (UFPA) Campus Altamira, no qual propôs iniciar uma cultura para a disseminação de pesquisas e conhecimentos construídos pelos acadêmicos ao longo de sua trajetória no curso de Pedagogia.

Nesta perspectiva, o 1º Seminário de Pesquisa Científica da Faculdade de Educação (FAE), da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira, teve como objetivo difundir as pesquisas realizadas pelas/os acadêmicas/os do Curso de Licenciatura em Pedagogia, o evento aconteceu entre os dias 21 a 25 de Novembro de 2022 das 8h as 17h no auditório Petrini Girardelli, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Altamira.

Com uma semana de apresentações de trabalhos submetidos por meio de formulário de inscrição foi totalizado cerca de 22 trabalhados apresentados, sendo estes: 09 TCCs, 05 Relatos de experiências, 09 Qualificações de projeto de pesquisa. A organização contou com as contribuições dos gestores da Faculdade Educação professor Dr. Raimundo Sousa e Professora Dra. Roseane Rabelo, técnicos, docentes, discentes e representantes centro acadêmicos e do diretório acadêmico.

O seminário apresenta-se como uma iniciativa para promover o intercâmbio de saberes, troca de conhecimentos, informações e de vivências inovadoras do campo científico amazônico a partir de estudos/pesquisas desenvolvidas pelo corpo estudantil, sob orientação de professores da Faculdade de Educação e de outras subunidades do Campus.

Tendo os diversos campos de atuação do (a) licenciado (a) em Pedagogia observa-se que os discentes do curso têm desenvolvido pesquisas em diferentes temáticas e que, por vezes, ficam apenas no âmbito da Faculdade. São pesquisas desenvolvidas em distintos contextos escolares, desde a educação básica ao ensino superior, ambientes não escolares, e que envolvem diversos sujeitos.

Portanto, o seminário vem incentivar a criação de um ambiente propício para a disseminação de pesquisas e uma cultura de pesquisadores a partir dos próprios acadêmicos de Pedagogia. Além disso, o 1º Seminário de Pesquisa Científica da Faculdade de Educação  (FAE) surge como uma semente a fim de germinar em produções de pesquisas dos acadêmicos oportunizando maior diálogo com ciência, contribuindo assim, para fortalecimento da identidade do curso de Pedagogia na UFPA campus Altamira.

Autores: Roseane Rabelo e Renan do Vale