Faculdade de Educação Promove Encontro Interativo Entre Estudantes Da Pedagogia Na Educação Inclusiva

• Publicado: Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 12h43
  • Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 17h32

No dia 22 de novembro de 2022 realizou-se o “Encontro interativo entre alunos de Pedagogia” na residência do aluno especial (tetraplegia) Marlei Cássio da Silva. Este encontro foi idealizado pelos alunos da disciplina Teorias de Currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia (turma 2020/turno: noturno) e a Professora Ma. Ana Lúcia Maia da Silva. Com o objetivo de promover a interação da turma com o colega especial que estava no atendimento domiciliar (turno: vespertino) do período (Pedagogia/2022.4) da Universidade Federal do Pará/Campus de Altamira.

Este encontro teve a participação do Diretor professor Dr. Raimundo Sousa da Faculdade de Educação e os alunos da disciplina da Educação Rural na Amazônia (turma 2018/turno: noturno) do curso de graduação em Pedagogia e uma aluna (turma 2019/turno: matutino). O encontro entre os alunos e os professores teve momentos emocionantes com discursos, mensagens de amizades, canto e uma boa música proporcionada pela aluna cantora Graciele Podanoschi da Licenciatura em Pedagogia (turma 2020/noturno).

Nesse cenário, vê-se que o acesso das pessoas com deficiência (PCDs) à educação superior vem se ampliando significativamente. Assim, demonstra-se a relevância desses momentos interativos de educação inclusiva entre os alunos e professores na Universidade.

É nessa perspectiva que o curso de Licenciatura em Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará - UFPA/Campus de Altamira-PA, por meio do atendimento domiciliar, garante a permanência, o bem-estar, a melhoria do desempenho acadêmico com sucesso na conclusão da graduação dos estudantes com deficiências. Desse modo, os professores do curso de Pedagogia atentam para a formação e orientação pedagógica baseada na compreensão das diferenças e particularidades da Política Nacional de Educação Especial (PNEE), e reforça a necessidade da universidade se abrir para atender estudantes com e sem deficiência, e não somente àqueles que se adaptem a sua estrutura.

Nesse sentido, atuar na educação superior a partir dos princípios da inclusão é a chance que os professores podem ter de reorganizar a universidade buscando garantir e qualificar socialmente o acesso dos estudantes às oportunidades de formação educacional e social, bem como na elaboração e implementação de ações voltadas para a universalização do acesso à universidade dos alunos com deficiências, visando garantir aos estudantes a promoção da igualdade, respeitando a diversidade étnica, cultural e religiosa na Região Norte - Amazônica do Brasil.

Texto:  Ana Lucia Maia da Silva