A Voz Universitária

• Publicado: Quarta, 12 de Agosto de 2020, 12h43
  • Última atualização em Quarta, 12 de Agosto de 2020, 12h43

“A Voz Universitária”: projeto criado por alunas e professora da Faculdade de Medicina da UFPA visa levar informações de saúde, bem estar e lazer aos ribeirinhos por meio da rádio local

Ao observar a necessidade de levar mais informações à população ribeirinha, discentes e docente da Universidade Federal do Pará criam programas interativos que vão ao ar semanalmente com a finalidade de levar informações de saúde, bem estar e lazer por meio da Rádio Vale do Xingu 93.1 Fm.

A ideia nasceu quando Mirian Lourenço, graduanda em Medicina pela UFPA – Campus Altamira, estudava um documentário sobre o uso da rádio na divulgação da saúde para comunidades distantes. Ao pensar sobre as necessidades da região transamazônica e Xingu, e a diversidade de pessoas isoladas não apenas da cultura geral, mas também do acesso à mídia escrita, televisiva e muitas vezes internet; compartilhou suas ideias com Ana Karla Dantas, também estudante de medicina, e com sua professora Ozélia Santos, as quais já trabalhavam com assistência a saúde voltada para comunidades ribeirinhas. Juntas construíram o projeto que recebeu o nome “A Voz Universitária”.

Para a Doutora Ozélia Sousa Santos, coordenadora do projeto, “a rádio se configura como um meio popular que compõem a rotina diária das pessoas, com um alcance maior do que outras mídias de comunicação, e considerando que o objetivo principal do projeto era promover educação em saúde para o maior número de pessoas, nós ponderamos qual seria o melhor instrumento e decidimos usar a rádio como estratégia pedagógica para levar educação e saúde para todos os ouvintes”.

Por meio da parceria firmada com a Rádio Vale do Xingu e com o Ministério Público Federal a Voz Universitária tem beneficiado comunidades distantes com informativos a respeito da Covid-19: formas de prevenção, cuidados pessoais, saúde da criança, saúde da gestante, saúde mental, entre outros. O projeto também firmará parcerias com outros cursos a fim de diversificar os assuntos a serem abordados, com o objetivo de atender as necessidades dos ouvintes, além de, estimular a população ribeirinha e todos os ouvintes ao autocuidado e a busca contínua da sua melhoria de vida.

Espera-se com o projeto promover o empoderamento de informações e valorizar o ensino na região Transamazônica e Xingu, estimulando o conhecimento e interesse em ingressar em cursos de nível superior de ensino ofertados no município de Altamira.

Atualmente o projeto A Voz Universitária conta com a colaboração de cinco estudantes de medicina, a saber: Mirian Lourenço Santos, Ana Karla da Silva Dantas, Lucas Mendes Carvalho, Ramon Veloso e Adrianne Carla de Castro Tomé. Juntos reúnem conhecimento e tempo organizando o conteúdo e as programações que estão divididas da seguinte forma: de quarta à sábado tem um PODCAST de 1 min passando diariamente na rádio, o qual muda de assunto toda quarta. E para aqueles que querem aprender mais um pouco todos os sábados a partir das 12:00 há outro PODCAST de até 10 minutos. Além disso, todos os alunos envolvidos no projeto também produzem manuais educativos como: cartilhas, cartazes e outros materiais informativos para distribuir tanto na comunidade ribeirinha quanto para a população urbana.

A matéria na íntegra a respeito do projeto A Voz Universitária apresentada pelo Jornal do SBT pode ser acessada no link abaixo.