Processo Seletivo Especial 04/2022 para Educação do Campo

• Publicado: Quinta, 05 de Maio de 2022, 18h15
  • Última atualização em Quinta, 05 de Maio de 2022, 18h22

Divulgação do Edital do Processo Seletivo Especial (PSE) nº 04/2022 para o curso de Licenciatura em Educação do Campo. Destinado à seleção diferenciada de candidatos(as) para o Curso de Licenciatura em Educação do Campo para o ano de 2022, oferecido pela Universidade Federal do Pará, nos termos da Resolução nº 5496 de 27 de abril de 2022, do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPA); da Lei no 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional; demais legislações vigentes e mediante as condições estabelecidas no edital. O curso tem como objetivo formar professores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio nas disciplinas de Ciências, Biologia, Física e Química (ênfase em Ciências da Natureza) e Língua Portuguesa e literatura (ênfase em Linguagens e Códigos). Vagas: 200 vagas ofertadas e 05 vagas para PcD. Publico Alvo: Comunidades do Campo (Grupos e populações organizados que habitam os espaços geográficos do campo (terra firme e várzea) e que possuam relações sociais de vizinhança, parentesco, situação comum de interesses, identidade e formas de ação comum, ligados a esses espaços geográficos. Não haverá taxa de inscrição. O Campus de Altamira ofertará 80 vagas sendo 40 vagas para o Polo de Porto de Moz para a ênfase em Ciências da Natureza e 40 vagas para Vitória do Xingu para a ênfase em Linguagens e Códigos. O curso funciona no período intensivo de forma alternada, organizado em alternância pedagógica divididos entre Tempo Universidade (TU), com aulas em Janeiro e Fevereiro, Julho e Agosto e Tempo Comunidade (TC) onde os alunos desenvolvem pesquisa e extensão nas suas comunidades de pertença e/ou atuação. Ficou interessado e se encaixa do perfil ao qual o curso se destina? Então realiza tua inscrição pelo site: https://portalfadesp.org.br/?page_id=27291  As provas objetivas e de reação ocorrerão em Porto de Moz e em Altamira no dia 29/05/2022 e os aprovados nessas etapa serão convocados para entrevista que deve ocorrer nos dias 09, 10 e 11/06/2022. Para realizar a inscrição o candidato precisa: 1) fazer seu cadastro no site: https://portalfadesp.org.br/?page_id=27291  2) Salvar e imprimir o boleto (serve como comprovante de inscrição) 3) Enviar, pelo cadastro realizado anteriormente, o boleto gerado, Declaração de pertencimento à população rural (assinado por três lideranças tradicionais ou políticas) 4) Histórico escolar e Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Declaração que está cursando o 3º ano do Ensino Médio.

EDITAL:

Edital PSE 04/2022