Faculdade de Educação participa do II Encontro da Turma da Pedagogia de 1987

• Publicado: Quinta, 10 de Novembro de 2022, 11h42
  • Última atualização em Quinta, 10 de Novembro de 2022, 11h45
imagem sem descrição.

Reviver e voltar ao ponto de origem é um privilégio.

Em comemoração aos 30 anos de graduação da turma do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia de 1987, realizou-se o II Encontro em comemoração aos 35 anos da vida na academia e 30 anos de graduação.

Foram dois dias destinados a comemorações. No dia 21/10/2022 foi realizada Roda de Conversa e visita aos espaços ao Campus da UFPA em Altamira.

Vale ressaltar que, a graduação em Pedagogia, foi ofertada através do Projeto de Interiorização da Educação, pela Universidade Federal do Pará. O curso foi uma das iniciativas da Universidade para levar a educação pública superior de qualidade para o interior, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da Região Transamazônica e Região do Xingu, que teve a valorosa luta e contribuição de lideranças municipais, estaduais e federal, para tornar-se em realidade o sonho de muitos de nós em obter a formação em nível superior.

Inicialmente a turma de Pedagogia era composta de 48 alunos. Participaram deste II Encontro as alunas Ana Lopes Storch, Ana Maria Miléo Moreira, Francisca Osvaldina da Silva e Silva, Gildete de Oliveira Dultra, Izabel Costa Hayden, Maria Celia de Sousa Lopes, Maria das Neves M. de Azevedo, Maria do Socorro Medeiros Costa, Marilda Aparecida Preciliano, Raimunda Luiza M. Moreira, Raimunda Ivoneide da Silva Luz, Ronete da Costa Pereira, Suely Silva Rodrigues e Tereza Oliveira de Menezes, que viram na ocasião uma oportunidade de festejar uma importante conquista não apenas pessoal, como para toda comunidade altamirense, região e também para a Universidade. Demais colegas de turma não puderam participar por questões de trabalho, viagens já programadas, problemas de saúde e outras que não estão neste plano terreno.

Foram dois dias com momentos lindos, impactantes e emocionantes. Durante a visitação e roda de conversa, houve várias trocas de experiência, palavras de gratidão, de agradecimento entre as veteranas, os gestores da Faculdade de Educação do Campus da UFPA: professor Dr. Raimundo Sousa e Dr.ª Roseane Rabelo. Tivemos também a participação de alunos da Turma de Pedagogia de 2019. O ponto alto do evento foram as palavras de agradecimentos da nova geração de pedagogos as alunas da primeira turma de Pedagogia. Foram lembrados os sacrifícios, as superações e desafios vividos pela turma de 1987 para obtenção da graduação. Em suas falas as alunas egressas foram unânimes em dizer que tudo valeu a pena.

Em seu pronunciamento, o diretor da Faculdade de Educação Prof. Dr. Raimundo Sousa destacou a trajetória da Universidade pós interiorização, bem como a importância que a oferta desse curso trouxe para a educação em Altamira, nos demais municípios da Transamazônica e Região do Xingu, em outros Estados para além do Pará. Mencionou os novos desafios, onde o Campus Altamira, luta para se tornar uma universidade. Diante de toda sua fala destacou a importância da Turma de Pedagogia 1987, não apenas para o fortalecimento do Campus, bem como para a educação dos municípios da Transamazônica e Região Xingu, na formação de diversos profissionais, incluindo-se.

Discursando em nome da turma, umas das colegas, relembrou a acolhida que, tanto os colegas de turma quanto os docentes que ministravam as disciplinas, disponibilizavam aos discentes vindos de outras localidades, dos desafios enfrentados, da perseverança e união da turma, das conquistas da turma e contribuição e legado para educação.

No dia 22/10/2022 as celebrações do II Encontro tiveram continuidade. Neste dia foi realizado o Culto Ecumênico, Homenagens Especiais, Jantar e o Baile. A emoção, a gratidão, o reencontro com amigos, familiares, profissionais que marcaram nossas vidas, parentes de colegas que não estão mais presentes entre nós, mas, que permanecem vivas em nossos corações e lembradas por todo legado deixado, permeou por toda noite, através das falas, dos sorrisos, dos abraços, das danças, dos parabéns e dos brindes.

Gratidão é a palavra que resumiu o II Encontro Turma Pedagogia 1987 por reviver parte desta história vivenciadas por cada uma.

Um brinde à Deus, a vida, aos amigos, as nossas famílias... Enfim aos reencontros!!