Ir direto para menu de acessibilidade.
Últimas notícias

Campus Universitário de Altamira realiza o I Seminário Integrado entre a graduação e a pós-graduação

• Publicado: Sexta, 03 de Junho de 2022, 11h41
  • Última atualização em Sexta, 03 de Junho de 2022, 11h43

No último dia 20 de maio, o Campus da UFPA de Altamira realizou no Auditório Petrini Girardelli o evento intitulado I Seminário Integrado: Diálogos entre a graduação e pós-graduação na região da Transxingu. O evento foi coordenado pela Divisão de Pós-graduação do Campus e Faculdade de Educação, e traduz os primeiros movimentos da Universidade visando a criação do Programa de Pós-graduação em Educação, Linguagens e Culturas Inclusivas do Campus (PPELCI) de Altamira. No evento, professores da Faculdade de Educação, Letras, Geografia, Biologia e Etnodiversidade estiveram presentes e apresentaram suas pesquisas, as quais foram assistidas pelos estudantes do campus da UFPA de Altamira e gestores educacionais da rede pública de educação de Altamira. O evento também contou com a participação dos intérpretes de libras Alice Carolina e Iglean Vítor.

Na mesa de abertura, estiveram presentes o professor Dr. Djair Alves, coordenador da UFPA Campus Altamira; professora Dr.ª Vilma Pinho, Diretora de Divisão de Pesquisa e Pós-Graduação; e Professor Dr. Raimundo Sousa, Diretor da Faculdade de Educação. O prof. Dr. Djair Alves Moreira destacou a importância do evento, e afirmou que a região necessita implementar um programa de pós-graduação nas áreas acima destacadas, a fim de contemplar o público local, egressos do campus de Altamira, e demais pessoas, que historicamente se deslocam para outras regiões, a fim de buscar esta formação. O professor Dr. Raimundo Sousa enfatizou a importância da criação de programas de mestrado e doutorado para garantir a continuidade da formação e  qualificação dos estudantes da região, e para atingir esse objetivo destacou a relevância do diálogo entre as faculdades, o Campus e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPESP/UFPA na construção dos Programas de Pós-graduação sctricto sensu, e assim será implementado uma turma flexibilizada de mestrado em Educação do PPEB/UFPA em Altamira, enquanto o programa próprio é elaborado e tramitado nas instâncias de avaliação e aprovação. Por sua vez, a Prof.ª Dra. Vilma Aparecida de Pinho destacou na sua fala de abertura sobre a Pós-graduação na Região Norte Brasileira, que carece de investimentos para alavancar os poucos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Educação, informou ainda que no Campus de Altamira há um potencial para organizar e apresentar pelo menos três propostas de APCN no ano de 2022, uma que vez que o corpo docente vem trabalhando para atender as demandas da região no sentido de ampliar a oferta de cursos de mestrados.

Após a abertura do evento, as atividades foram os desenvolvimento das palestras, divididas em 3 núcleos: Núcleo 1: Literatura como fonte para o Ensino e Pesquisa em Educação, desenvolvida pelo prof. Dr. Fernando Farias, da Faculdade de Letras; Ensino e pesquisa em Língua Estrangeira na Transxingu: desafios frente à nova legislação, proferida pelo prof. Dr. Gilberto Araújo, da Faculdade de Letras; Geohistória na fronteira amazônica: uma visão geral da produção de espaço em Altamira, ministrada (formato vídeo) pelo prof. Dr. Mateus Lobato, da Faculdade de Geografia. Núcleo temático 2: Pesquisas em Educação das Relações Étnico-Raciais – ERER, ministrada pela prof.ª Dr.ª Vilma Aparecida de Pinho, da Faculdade de Educação; Gestão educacional no contexto municipal: avanços e retrocessos, desenvolvida pelo prof. Dr. Raimundo Sousa, da Faculdade de Educação; Escolarização de pessoas com deficiência na perspectiva dos estudos críticos, proferida pela prof.ª Dr.ª Roseane Rabelo, da Faculdade de Educação. Núcleo temático 3: As poéticas do Médio Xingu e a constituição de um público leitor, proferida (formato vídeo) pelo prof. Dr. Edmon Neto, da Faculdade de Letras; Discutindo o Ensino escolar à luz das contribuições dos espaços não formais de ensino-aprendizagem-educação, ministrada pelo prof. Dr. Reginaldo Santos, da Faculdade de Ciências Biológicas; Cultura e Imaginário popular na Reserva Extrativista – RESEX do Rio Xingu, desenvolvida pelo prof. Dr. Ronaldo Santana, da Faculdade de Etnodiversidade; Prática Docente e o Ser do Saber geográfico, proferida pelo prof. Dr. Wellington de Pinho Alvarez, da Faculdade de Geografia;  Políticas Públicas  de Educação Inclusiva da PCD, ministrada pelo prof. Mestre Jonata Souza de Lima, da Faculdade de Educação; Pós-graduação em Educação na Região Norte, proferida pelo prof. Dr. Renato Pinheiro da Costa, da Faculdade de Educação.

A apresentação dos professores pesquisadores objetivou subsidiar os debates e discussões que fundamentaram a construção das linhas de pesquisa e áreas de concentração da proposta do programa de pós-graduação stricto sensu em Educação, Linguagens e Culturas Inclusivas.

Autores da notícia: Priscilla Bellard, Raimundo Sousa, Vilma Pinho

1 seminário integrado