A PROEX e Campus Altamira unem esforços para desenvolver políticas públicas de fomento à Cultura nos municípios da TransXingu.

Na sexta-feira 28 de março, no Auditório Central do Campus, representantes dos municípios da região da Transamazônica e Xingu participaram na Reunião Interinstitucional promovida pela Coordenação do Campus Altamira, a Diretoria de Apoio Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFPA, em parceria com o Ministério da Cultura. O objetivo do encontro foi dialogar com a sociedade civil e gestores municipais sobreo Plano Municipal de Cultura, o Sistema Nacional de Cultura e a proposta para a realização do Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural para a Região da Transamazônica e Xingu. Tudo isso visando a gestão da cultura para, inclusive, organizar a gestão do repasse de recursos públicos.

O Pró-Reitor de Extensão (Proex) da UFPA, Prof. Dr. Fernando Arthur de F. Neves referiu que a parceria com o MinC vem acontecendo já há algum tempo e, agora, a universidade está promovendo a articulação para que o Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural seja implantado também na Região da Transamazônica e Xingu. Esta formação contribuirá para que a área da cultura tenha um valor econômico agregado em grande escala, inclusive, a ponto de criar cadeias de conhecimento e de produção.

Para a Coordenadora do Campus Altamira, professora Ivonete Coutinho (Netinha), este encontro congrega todos os municípios em torno de um projeto significativo para o Campus Altamira e a sociedade.“Sabemos que a atividade cultural é feita na região, muitas vezes, por pessoas que têm iniciativas próprias e aptidões na área cultural e, a UFPA poderá capacitá-las para o melhor gerenciamento dos projetos e captação de recursos para as ações no seu município, integradas ao Sistema Nacional de Cultura e ao Plano Nacional de Cultura”, destacou.

MUNICÍPIOS FIRMAM PACTO DE ADESÃO AO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA/SNC

Durante o I Fórum de Gestores de Cultura da TransXingu realizado na sexta-feira (28) à tarde, no auditório da Prefeitura de Brasil Novo, representantes de 10 municípios da região (Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu, Uruará, Placas, Senador José Porfírio, Porto de Moz, Anapu, Pacajá e Gurupá)  firmaram o compromisso de adesão ao Sistema Nacional de Cultura/SNC.

No Pará, do total de 143 municípios, 78 já iniciaram o processo de adesão ao SNC, 60 estão com o acordo publicado e 18 municípios ainda estão em diligência. A professora Telma Olivieri, da Secretaria de Articulação Institucional do MinC, esclareceu que, após esta solenidade será necessário que cada representação institucionalize a adesãoao SNC, atendendo aos seguintes requisitos: da criação dos Sistemas Municipais de Cultura e da estruturação dos cinco componentes básicos do SNC – órgão gestor para o setor da cultura, conselho de política cultural, plano de cultura, fundo de cultura e a realização periódica de conferências de cultura.

1º. ENCONTRO DE ARTE E CULTURA EM EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO

Palestras, debates, oficinas e apresentações culturais movimentaram um público aproximado de quinhentas pessoas no município de Brasil Novo, onde aconteceram o 1º Encontro de Arte e Cultura, entre os dias 23 e30 de março. Artistas, grupos, associações regionais e a comunidade universitária participaram de uma vasta agenda organizada pela PROEX/UFPA, por meio da Diretoria de apoio Cultural. Para o presidente da Academia de Letras de Altamira, sociólogo, literato e professor da UFPA, João Jesus Rosa, estas ações mobilizadoras e seus excelentes resultados possibilitarão fazer um caminho, tanto pela transamazônica, quanto pelos rios do da região para a implantação do projeto “Cultura para Todos”.

PARCERIA INSTITUCIONAL

Toda a programação foi realizada pela UFPA- Belém e Altamira, em parceria com a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura/Brasília/DF; o Ministério da Cultura da Região Norte, representada pelo consultor da Unesco,Zhumar de Nazaré;a Associação das Rodovias Transamazônica Santarém Cuiabá e Região Oeste do Pará/AMUT, representada pela Presidenta Marina Ramos Sperotto, também Prefeita do município Brasil Novo e; Representantes das Secretarias de Cultura de dez (10) Prefeituras da região Transamazônica e Xingu.