Sex, 28 de Fevereiro de 2014 19:36

Professora Netinha dá Sua Opinião

O projeto de criação da Universidade Federal da Transamazônica e Xingu foi tema de discussão na visita do Reitor Carlos Maneschy ao Campus de Altamira, nos dias 20 e 21 de Fevereiro. Além de importantes pautas com a comunidade acadêmica o Reitor fez questão de promover esta discussão, dizendo que devemos aproveitar este momento de instalação de grandes projetos na região, dentre eles, a construção da hidrelétrica Belo Monte, para construir uma proposta que amplie o ensino superior e consolide o plano de expansão do Campus de Altamira. Ressaltando que faz- se necessário pensar no projeto de uma universidade que venha responder as nossas expectativas de ensino, pesquisa e extensão para atender a demanda de novos cursos nas áreas de saúde, engenharias, comunicação, direito, turismo, entre outros cursos freqüentemente solicitados pelos municípios da região.

Esta proposição foi muito importante porque nos convoca à responsabilidade de construir coletivamente, a partir da articulação com outras instituições educacionais e com outros setores da sociedade.

Na oportunidade lembrei que há vinte cinco anos atrás buscávamos a implantação do ensino superior em Altamira e esta demanda foi atendida com o projeto de interiorização da UFPA.  Hoje, as vontades são outras, lembrando Camões: “mudam-se os tempos, mudam-se as vontades.” Assim, nossa vontade na conjuntura atual é a criação de novos cursos, que se perspectiva com a implementação do projeto Universidade Federal da Transamazônica e Xingu.

Considerando esta possibilidade, começamos a articular uma plenária com a representação social para iniciar a construção desse projeto de universidade. A ideia é partir do Projeto de Expansão do Campus de Altamira e do documento elaborado no I Fórum de Graduação (julho de 2013) e interagir com as instituições de ensino superior, das secretarias de educação do estado e dos municípios da região.

Acreditamos que, muito em breve, o projeto será uma realidade, contribuindo assim, para o desenvolvimento social e humano, transformando positivamente a história desta região, com condições de melhorar a qualidade de vida das gerações futuras pela força transformadora da educação. Nesta perspectiva convocamos todos os agentes locais para, juntos, concretizarmos a implantação da nossa Universidade Federal da Transamazônica e Xingu.