Sex, 21 de Fevereiro de 2014 19:47

Faculdades de Engenharia Agronômica e Etnodiversidade recebem prédios novos.

Na quinta-feira 20 de fevereiro, no Campus II, o Reitor Prof. Dr. Carlos Edilson de Almeida Maneschy e a Coordenadora do Campus Altamira, Profa. Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva, fizeram a entrega oficial de dois novos prédios, o da Faculdade de Engenharia Agronômica e da Faculdade de Etnodiversidade.

A recuperação e construção destas instalações físicas e aquisição de equipamentos para laboratórios, salas de aula, ambientes de professores e órgãos administrativos tem como objetivo expandir o acesso e garantir condições de permanência dos alunos, visando a melhoria na qualidade do ensino. Segundo o Reitor “este Campus, à semelhança do que ocorre na região, enfrenta um processo continuado de expansão e é necessário acompanhar esse avanço. Por isso celebramos, nesta solenidade, o fortalecimento das atividades acadêmicas para a formação de pessoas, contribuindo para o avanço social e econômico de Altamira e dos municípios do entorno”.

A estrutura da Faculdade de Engenharia Agronômica inclui diversos laboratórios, dentre eles: Biologia e Botânica; de Socioeconomia; de Entomologia Agrícola e o laboratório de Produção Animal. A Faculdade de Etnodiversidade, criada em 2011, hoje se torna um espaço referencial para as comunidades indígenas e tradicionais porque agora têm um espaço físico de encontros, destaca a Diretora Dra. Raquel da Silva Lopes. O prédio inclui o Laboratório de Arqueologia e Lingüística, 3 salas de aula, 2 auditórios e gabinetes para professores.

Os recursos aplicados são advindos do Governo Federal (2010) através do Programa REUNI/MEC, de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras.

Estas ações integram um conjunto de atividades, inseridas no Projeto de Expansão do Campus Altamira e do Plano de Urbanização, dentre elas, a drenagem do terreno para escoar as águas das chuvas e a construção de passarelas no Campus II, a contratação de novos técnicos e disponibilização de mais salas de aula e administrativas, além de uma sala que foi entregue ao Centro Acadêmico, no Campus I.