Qua, 12 de Fevereiro de 2014 18:50

“Mudanças sociais e conflitos na Amazônia” é tema do Ciclo de Debates promovido pelo Grupo de Estudos na UFPA em Altamira.

Na quinta-feira 13 de fevereiro, às 19h no auditório Central Campus I, localizado na Rua Coronel José Porfírio, 2515, a professora Satya Caldenhof, doutora em Ambiente e Sociedade, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (Nepam/Unicamp) dará continuidade ao Ciclo de Debates promovido pelo Grupo de Estudos Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia/GEDTAM da Faculdade de Geografia do Campus da Universidade Federal do Pará, em Altamira. O tema da palestra é “Mudanças sociais e conflitos em instituições na Amazônia: Os casos do Parque Nacional do Jaú e da Reserva Extrativista no rio Unini (AM)” e faz referência ao estudo desenvolvido pela pesquisadora no curso de doutorado. Atualmente, Satya iniciou seu pós-doutorado com estudos sobre a Hidrelétrica Belo Monte e os impactos causados pela construção da Usina, nas comunidades ribeirinhas do rio Xingu.

O Ciclos de Debates fazem parte das atividades do GEDTAM desde 2011 e são realizados em seis edições por ano, todos com temáticas relacionadas ao Projeto de Pesquisa intitulado “Múltiplas transformações do território diretamente afetado pelo empreendimento Belo Monte”. Todas as pessoas interessadas podem participar das palestras e debates gratuitamente.

GEDTAM – O Grupo de Estudo Desenvolvimento e Dinâmicas Territoriais na Amazônia iniciou suas atividades em 2011, a partir da preocupação de professores e alunos do Campus de Altamira em estudar os processos ocorridos no território. Coordenado pelos professores José Antonio Herrera e José Queiroz de Miranda Neto, o GEDTAM estuda as transformações recentes ocorridas na Amazônia, tendo como marco a consolidação do povoamento, a partir da década de 1990, e a reorientação da política estatal para a região. Atualmente, o grupo trabalha com as Linhas de Pesquisa: “Transformações no território e dinâmica urbana na Amazônia”, “Dinâmicas e transformações do espaço agrário na Amazônia” e “Sujeito, identidade e cultura na Amazônia”. Informações: www.grupodinamicasamazonicas.ufpa.br