Qua, 12 de Fevereiro de 2014 14:49

Conheça os principais avanços da UFPA Campus Altamira

A Coordenação Geral do Campus Altamira apresentou os resultados de gestão entre o período de maio de 2012 a junho de 2013 e inúmeros avanços foram realizados. Na área acadêmica, os destaques foram para o processo organizacional dos registros e controle acadêmico, a implantação do Curso de Medicina, a realização do I Fórum de Graduação em agosto (2013) e o Seminário de Avaliação. Na área de assistência aos estudantes realizou-se o processo de abertura de licitação para a cantina universitária e cobertura das quadras de esporte do Campus I e II.

Infraestrutura e patrimônio. Uma das prioridades assumidas pelos atuais gestores é a garantia de infraestrutura requerida para dar condições adequadas de ensino-aprendizagem. As ações basearam-se nas recomendações da auditoria realizada em 2009, no que diz respeito à infraestrutura e cuidados com o patrimônio.

Houve a finalização das obras na secretaria de extensão e readequação do espaço físico, o reparo da cerca do Campus II, a aquisição do terreno para implantação da Faculdade de Medicina, instalação de grades na biblioteca, o reparo do muro e da quadra do Campus I  próximo a orla do cais, melhoramento da iluminação do Rio Campus, a reativação da sala da Divisão de Extensão e reestruturação da sala destinada à Academia Altamirense de Letras que será compartilhada com o Arte na Escola. Também houve o treinamento da equipe de limpeza e manutenção da empresa contratada Service Itororó com o objetivo de fazer o trato adequado dos resíduos e cuidados com os jardins e patrimônio.  Realizou-se o inventário de materiais para descarte ou doação, culminando com a formação de uma comissão especial para essa finalidade. Houve a instalação de fibra ótica interna para a melhoria da qualidade na transferência de dados e acesso a internet no Campus I e II. Também houve a efetivação junto ao MEC para ampliação do Plano de Expansão do Campus e a construção de laboratórios, com finalização do laboratório de Ictiologia da Faculdade de Ciências Biológicas.

Gestão Financeira. O Campus se tornou ordenador de despesas a partir de maio de 2012. Houve a execução de 150 mil reais, onde parte será destinada à resolução de problemas urgentes no Campus, como pequenas reformas e organização do espaço.  Fizeram-se solicitações junto à reitoria para liberação de recursos destinados à: infraestrutura, como cobertura da quadra poliesportiva; material permanente, como móveis para equipar o prédio administrativo e a busca de recursos  ligados ao plano de expansão, com prioridade para execução do prédio do curso de medicina.

Gestão de Pessoas. Foram realizadas 21 reuniões para definição de metas de gestão e formação das equipes de trabalho formadas pelas divisões e assessorias especiais. Um dos pontos-chaves foi a definição de concurso publico para a contratação de novos técnicos efetivos. Na área de segurança foram criados novos postos. O Campus de Altamira aumentou de 14 para 24 trabalhadores na área de segurança.

Dimensão política da gestão. A articulação junto aos gestores municipais de Altamira, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Uruará, Anapu, Placas e Medicilândia promoveram avanços importantes para a realização de trabalhos em parceria, tanto para a formação de professores através do PARFOR, quanto em atividades de extensão, pesquisa e graduação. Realizou-se a apresentação de atividades da gestão para a comunidade acadêmica. Houve reuniões sistemáticas com reitor  e pró-reitores. Sistematizou-se a participação de professores nas Câmaras Técnicas do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Xingu/PDRS. Realizaram-se diversas ações com vistas a garantir recursos para o Plano de Expansão do Campus.