Ter, 11 de Fevereiro de 2014 17:27

PARFOR estende oferta de vagas para municípios da Transamazônica.

A Universidade Federal do Pará tem a maior oferta do Brasil em cursos de graduação vinculados ao Plano Nacional de Formação Docente (PARFOR), Programa do Ministério da Educação que iniciou em 2011 com o objetivo de melhorar a qualidade da educação, oferecendo cursos de licenciatura a professores das redes estadual e municipal de educação básica sem formação superior.

Este ano, em Altamira,as atividades iniciaram 8 de janeiro com a participação de 240 alunos divididos em oito turmas,dando continuidade à capacitação das turmas antigas e incluindo novas. Esta capacitaçãoacontece por etapas, no período das férias escolares. Em cada etapa são ofertadas seis disciplinas de 60 horas, totalizando 360 horas para todos os cursos. Além da Licenciatura em Pedagogia, considerada o carro-chefe, são ofertados cursos de Licenciatura em Letras, História e Geografia. O professor, doutor em Educação, Lindomal dos Santos Ferreira, coordena o PARFOR na microrregião da transamazônica e comunica que, este ano (2014), houve ofertas para quatro municípios, sendo eles: Altamira, Licenciatura em Letras e Química; Vitória do Xingu, Licenciatura em Artes e Teatro e Ciências Sociais; Uruará, Licenciatura em Ciências Sociais e São Felix do Xingu, Licenciatura em Pedagogia.Lindomal faz uma avaliação positiva das melhorias alcançadas desde que assumiu a coordenação e, dentre os avanços estáa contratação de mais profissionais para a equipe de trabalho, trabalho integrado com as diretorias das Faculdades e a disponibilidade adequada da logística e infraestrutura física para o bom andamento do Programa.

“A oportunidade de formar professores na região da transamazônica e Xingu é uma das metas do Campus Altamira”, declara a Coordenadora do Campus, professora, doutora em Letras,Maria Ivonete Coutinho que relembra que, em finais dos anos oitenta, apenas um número aproximado de 10% dos professores em sala de aula tinham graduação em Licenciatura.Com a expansão da UFPA, a oferta de Cursos de Licenciatura passou a ser prioridade, o que fez surgir o Campus Altamira. Maria Ivonetelembra que obteve seu título de licenciatura numa das primeiras turmas de alunos do campus.

NO PARFOR A ARTICULAÇÃO COM AS PREFEITURAS É FUNDAMENTAL

O requisito para se candidatar como aluno do PARFOR é estar inscrito na plataforma do governo federal “educacenso”, um cadastro estatístico onde a secretaria municipal de educação declara que o docente está em sala de aula.Atualmente, a UFPA tem parceria com diversas prefeituras da região, cabendo aos gestores municipais a organização das turmas,disponibilizaçãodo transporte e moradia, quando necessário. O grande desafio atual, devido ao crescimento populacional e elevados custos de moradiaem Altamira, tem sido a conscientização da importância dessa infraestrutura por parte dasPrefeituras para garantir que os alunos concluam sua formação. Maria Ivonete, preocupada com essa dificuldadetem proposto a criação de uma Casa de Formação, onde a UFPA cederia o terreno e faria a gestão e, em contrapartida, as prefeituras se responsabilizariam pela construção do espaço.

Universidade Federal do Pará UFPA campus Altamira