Seg, 27 de Janeiro de 2014 14:00

Reitor e Coordenadora do Campus outorgam Grau à 1ª Turma do Curso de Engenharia Florestal em Altamira.

(27/01/2014). O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Pará (UFPA), que funciona exclusivamente no município de Altamira, formou a primeira turma. A solenidade, realizada no último dia 24, contou com a presença do reitor da Universidade Federal do Pará, professor doutor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, e da coordenadora do Campus Altamira, professora doutora Maria Ivonete Coutinho da Silva. A formatura ocorreu no Auditório Douglas Miguel Sawczuk, na Aciapa, em Altamira.

Marco simbólico – Para o reitor, a ocasião é um marco simbólico para a UFPA sob dois aspectos: “porque se trata da primeira turma de engenharia florestal e, o segundo aspecto, porque observa a vocação da região para empreendimentos florestais, que precisa de pessoas qualificadas para atender às necessidades e desenvolver projetos, programas e ações que estão acontecendo aqui”. Declarou, ainda, que “este momento irá marcar o desdobramento de muitas outras iniciativas. A Universidade cumpre, assim, seu importante papel, ao formar pessoas para as áreas em que a região do Estado tem vocação produtiva.”

Também estiveram presentes no evento o diretor da Faculdade de Engenharia Florestal, professor doutor José Wilson Pereira da Silva; a professora homenageada, doutora Sandra Andréa Santos da Silva; o paraninfo, professor mestre Marlon Costa de Menezes; e a oradora da turma, Rosana Ribeiro Luiz.

Sobre o Curso – A graduação em Engenharia Florestal foi implantada pela UFPA em 2009, exclusivamente no Campus de Altamira. As vagas ofertas são preenchidas por meio do Processo Seletivo anual. O Engenheiro Florestal é responsável por diagnosticar e solucionar os problemas tecnológicos, gerenciais e organizacionais das distintas etapas do empreendimento florestal e aproveitamento sustentável dos recursos florestais. O conhecimento se insere no campo dos recursos naturais, ciências humanas, socioeconômico, ciências do ambiente, proteção florestal, silvicultura, sistemas agroflorestais, manejo florestal e ciência e tecnologia de produtos madeireiros e não-madeireiros, contribuindo para o desenvolvimento da sociedade.