Encontro em ANAPU levanta a possibilidade de futura implantação de Cursos de Graduação no município.

Sexta-feira  (17/01) na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (SNTT) de Anapu, aproximadamente a 140 km de Altamira, representantes do governo local e lideranças de movimentos sociais  se reuniram com a Coordenadora da UFPA Campus Altamira, profa Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva para esclarecer dúvidas sobre o Processo Seletivo Especial (PSE) dos Cursos de Educação do Campo e Etnodesenvolvimento e apresentar as demandas para o ensino superior do município. Na avaliação do encontro, a Secretária Municipal de Educação, Vivian Ladeia Rodrigues, declarou: “Hoje foi nosso primeiro contato, onde vemos muito empenho da UFPA  para trazer cursos ao município. A possibilidade de criar um Núcleo da Universidade e implantar os Cursos de Pedagogia e Educação para o Campo em 2015, tornaram este encontro  um marco histórico para nós”.

Além dessas demandas, tratou-se da ampliação da formação continuada através de cursos de extensão e o fortalecimento do ensino médio, tendo em vista a instalação do Ensino Superior. Para isso, o Governo Municipal e a Câmara de Vereadores irão trabalhar juntos, na perspectiva de disponibilizar um terreno para a construção do núcleo da universidade em Anapu.  A Coordenadora do Campus, profa Dra. Maria Ivonete Coutinho da Silva, declarou que este encontro foi muito importante para a tomada de decisões e efetivação de projetos de graduação na região, fruto de diálogo com o poder público e a sociedade, cumprindo-se assim, uma das metas da UFPA, que é a extensão do ensino e a pesquisa na região.

A EDUCAÇÃO PARA O CAMPO JÁ É UMA REALIDADE NA REGIÃO

Na Câmara de Vereadores de Anapu, a profa Maria Ivonete, acompanhada pela  Diretora da Faculdade de Educação, profa. Dra. Irlanda Miléo e a Coordenadora do Curso de Educação para o Campo, profa. Maria do Socorro Dias Pinheiro, estiveram com aproximadamente cem (100) participantes, dentre eles, professores, com o objetivo de divulgar a importância do Curso de Educação para o Campo da UFPA e as respectivas datas de habilitação dos candidatos aprovados no processo seletivo 2013, sendo:  Altamira dia 21 de janeiro; Brasil Novo, 31 de janeiro e; Pacajá, em  04 de fevereiro.  Uma das candidatas aprovadas pela UFPA, Gisele Sousa da Silva (18 anos), é professora há um ano da rede municipal de Anapu e mora na área rural. A partir do segundo semestre inicia no Curso de Educação para o Campo no município vizinho de Pacajá .