Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fontes de Pesquisa
Início do conteúdo da página

Fontes de Pesquisa

Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 19h41 | Última atualização em Terça, 28 de Setembro de 2021, 20h04 | Acessos: 118

ACERVO DA BIBLIOTECA

http://bibcentral.ufpa.br/pergamum/biblioteca/index.php?resolution2=800

A Biblioteca “Ejemué kuape” possui em seu acervo materiais como: livros, periódicos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), monografias de especialização, teses, dissertações, CD-ROM e DVD. Todos os usuários (internos e externos) podem acessar, livremente, às estantes. Para consultar o acervo da biblioteca do Campus de Altamira, acesso na Biblioteca (terminais de consulta) ou remotamente, por meio do catálogo online, clique em Unidade de Informação e selecione a opção Campus Universitário de Altamira. Pode-se, ainda, filtrar a pesquisa pelo título, autor ou assunto e até optar por algum tipo de obra.

 


BIBLIOTECA DIGITAL DE MONOGRAFIAS DA UFPA

https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/

Biblioteca Digital de Monografias da UFPA - A (BDM) permite o Acesso Aberto à produção científica e acadêmica da Universidade Federal do Pará. Registro e disseminação de trabalhos científicos e acadêmicos (Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação e Especialização) no formato digital e multimídia, produzidos pelos docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e técnicos da Instituição em conformidade com o Movimento do Acesso Aberto.

 


REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA UFPA

http://repositorio.ufpa.br/jspui/   

Repositório Institucional da UFPA - O (RIUFPA) permite o Acesso Aberto à produção científica e acadêmica da Universidade Federal do Pará. Registro e disseminação de trabalhos científicos e acadêmicos (artigos, trabalhos apresentados em eventos, teses, dissertações, e outros) no formato digital e multimídia, produzidos pelos docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação e técnicos da Instituição em conformidade com o Movimento do Acesso Aberto.

 


PORTAL DO LIVRO ABERTO DA UFPA

https://livroaberto.ufpa.br/jspui/  

Repositório no qual é acessado diversos livros,  capítulos de livros e folhetos publicados por discentes ou docentes da UFPA,  surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade da informação científica da UFPA. Um repositório que surgiu como uma forma de ampliar a visibilidade da informação científica da Universidade Federal do Pará. O projeto está em fase inicial, mas já é possível encontrar obras publicadas pela UFPA de autores que ao longo do tempo vem contribuindo para a difusão do conhecimento cientifico da instituição.

 


PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES

http://www-periodicos-capes-gov-br.ez3.periodicos.capes.gov.br/ 

Portal de Periódicos da CAPES - O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

 


PORTAL DE REVISTAS CIENTÍFICAS DA UFPA 

Periódicos da UFPA

O Portal de Periódicos da Universidade Federal do Pará com parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, que tem por objetivo promover o acesso e maior visibilidade das revistas científicas da UFPA. Este portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) (versão 2.4.8.0), software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica, que foi customizado e traduzido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia(IBICT) baseado no software Open Journal Systems (OJS) desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP).

 


SCIELO (SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE)

https://www.scielo.org/

A Scientific Electronic Library Online - SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros. A SciELO é o resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, em parceria com a BIREME - Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. A partir de 2002, o Projeto conta com o apoio do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. 

O Projeto tem por objetivo o desenvolvimento de uma metodologia comum para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico. Com o avanço das atividades do projeto, novos títulos de periódicos estão sendo incorporados à coleção da biblioteca.

 


SCIELO LIVROS 

http://books.scielo.org/

A Rede SciELO Livros visa a publicação online de coleções nacionais e temáticas de livros acadêmicos com o objetivo de maximizar a visibilidade, acessibilidade, uso e impacto das pesquisas, ensaios e estudos que publicam. Os livros publicados pelo SciELO Livros são selecionados segundo controles de qualidade aplicados por um comitê científico e os textos em formato digital  são preparados segundo padrões internacionais que permitem o controle de acesso e de citações e são legíveis nos leitores de ebooks, tablets, smartphones e telas de computador. Além do Portal SciELO Livros as obras serão acessíveis por meio dos buscadores da Web e serão publicados também por portais e serviços de referência internacional.

A Rede SciELO Livros interopera e compartilha objetivos, recursos, metodologias e tecnologias com a Rede SciELO de periódicos científicos de modo a contribuir com o desenvolvimento da comunicação científica em ambos meios de publicação.

SciELO Livros é parte integral do Programa SciELO da FAPESP e o seu desenvolvimento por meio da coleção SciELO Livros Brasil é liderado e financiado por um consórcio formado pelas editoras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). O Projeto de desenvolvimento da plataforma metodológica e tecnológica do SciELO Livros teve  a cooperação técnica da BIREME/OPAS/OMS e sua execução apoiada pela Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo.

 


CNEM LIVRE 

http://antigo.cnen.gov.br/centro-de-informacoes-nucleares/livre

Portal de Periódicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), criada em 1956 e estruturada pela Lei 4.118, de 27 de agosto de 1962, para desenvolver a política nacional de energia nuclear. Órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, a CNEN estabelece normas e regulamentos em radioproteção e é responsável por regular, licenciar e fiscalizar a produção e o uso da energia nuclear no Brasil.

A CNEN investe também em pesquisa e desenvolvimento, buscando um uso cada vez mais amplo e seguro das técnicas do setor nuclear, e seu foco é garantir os benefícios da energia nuclear a um número cada vez maior de brasileiros, sempre com segurança na operação dos materiais e equipamentos radioativos.

 


COMUT

http://bc.ufpa.br/comutacao-bibliografica/

Comutação Bibliográfica - Atendimento às solicitações de artigos de periódicos, capítulos de livros, dissertações, teses e anais de congressos que não pertencem ao acervo do Sistema de Bibliotecas da UFPA, localizados nas principais bibliotecas do País. Realizado por meio dos programas:

COMUT – Programa de Comutação Bibliográfica (IBICT/Finep/Capes/SESu) – facilitar o acesso a documentos em todas as áreas do conhecimento.

SCAD – Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos (Centro Latino Americano e do Caribe de Informações em Ciências da Saúde – BIREME) – provê acesso a documentos da área de Ciências da Saúde.

Instruções – Dirija-se à Seção de Periódicos da Biblioteca Central, no andar superior e requisite a cópia do documento desejado, com as informações necessárias à sua identificação. A solicitação será efetuada mediante ao pagamento antecipado.

Prazo médio de atendimento  2 a 5 dias

Preços do serviço – os valores cobrados são das tabelas dos preços estipulados pelo IBICT e BIREME

COMUT – R$ 2,20 por documento até 5 paginas

BIREME – R$ 5,00 por documento até 20 páginas

 


BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD)

http://bdtd.ibict.br/vufind/

O Ibict desenvolveu e coordena a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), que integra os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, e também estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. A BDTD, em parceria com as instituições brasileiras de ensino e pesquisa, possibilita que a comunidade brasileira de C&T publique e difunda suas teses e dissertações produzidas no País e no exterior, dando maior visibilidade à produção científica nacional.

 


PORTAL DE DOMÍNIO PÚBLICO

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp

O Portal Domínio Público, lançado em novembro de 2004 (com um acervo inicial de 500 obras), propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime, colocando à disposição de todos os usuários da rede mundial de computadores - Internet - uma biblioteca virtual que deverá se constituir em referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral.

Este portal constitui-se em um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro e universal.

Desta forma, também pretende contribuir para o desenvolvimento da educação e da cultura, assim como, possa aprimorar a construção da consciência social, da cidadania e da democracia no Brasil.

Adicionalmente, o "Portal Domínio Público", ao disponibilizar informações e conhecimentos de forma livre e gratuita, busca incentivar o aprendizado, a inovação e a cooperação entre os geradores de conteúdo e seus usuários, ao mesmo tempo em que também pretende induzir uma ampla discussão sobre as legislações relacionadas aos direitos autorais - de modo que a "preservação de certos direitos incentive outros usos" -, e haja uma adequação aos novos paradigmas de mudança tecnológica, da produção e do uso de conhecimentos.

 


DORINOTECA

http://www.dorinateca.org.br/agora/doc.cfm?id_doc=2072

Biblioteca on line da Fundação Dorina e disponibiliza para download, livros acessíveis a pessoas com deficiência visual residentes no Brasil e organizações em território nacional que promovam o livro e a leitura inclusiva. Dessa maneira, as pessoas com deficiência visual e os usuários com deficiência visual destas organizações podem usufruir do material acessível disponibilizado de maneira rápida por meio do acesso à internet. O acervo da DORINATECA é composto por mais de 4500  livros acessíveis nos formatos: Braille, Digital Acessível DAISY, MP3 e Fonte Ampliada.

A seleção dos títulos é realizada pela equipe editorial da Fundação Dorina, novos títulos podem ser sugeridos pelos associados da Dorinateca e produzidos mediante avaliação.

 


PLATAFORMA SUCUPIRA

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/#

A Plataforma Sucupira é um sistema de coleta de informações, análises e avaliações a serem utilizadas como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileira. A Plataforma disponibiliza informações, processos e procedimentos que a CAPES realiza no SNPG para toda a comunidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página