Ir direto para menu de acessibilidade.

Conheça a Biblioteca “Ujemu'e Kuap”

Publicado: Segunda, 27 de Setembro de 2021, 14h13 | Última atualização em Quarta, 08 de Fevereiro de 2023, 14h57 | Acessos: 3668

Sobre a biblioteca

Breve histórico da biblioteca

A Biblioteca do Campus Universitário de Altamira foi criada no ano de 1977, a princípio foi instalada num espaço físico improvisado no campus I, após o ano de 2006  com uma ementa parlamentar do deputado federal  José Geraldo foi construído outro prédio no campus II para abrigar o acervo da biblioteca e atender a comunidade acadêmica, medindo uma área total de 667m2, é denominada de “Ujemu'e Kuap” nome então escolhido por professores do Campus que na língua indígena significa “aprender o saber”.

A Biblioteca do Campus Universitário de Altamira (CALTA), como órgão suplementar, está subordinada tecnicamente à Biblioteca Central da UFPA, coordenadora do Sistema de Bibliotecas - SIBi/UFPA, e administrativamente à Coordenação Geral do CALTA. Tem como finalidade oferecer suporte informacional às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Outras informações:

O Sistema de Bibliotecas (SIBI) da Universidade Federal do Pará está equipado com o sistema de gerenciamento de bibliotecas Pergamum e pode ser utilizado pela comunidade, para consultas ao catálogo online, e empréstimos domiciliares, para usuários cadastrados. Os empréstimos são realizados de forma presencial no balcão de atendimento ao interagente, bem como cadastro e atualização de cadastro, os demais serviços disponíveis para os usuários, podem ser feitos virtualmente, como as reservas, as renovações e as alterações de dados cadastrais.

Usuários do SIBI - UFPA

• Alunos de Graduação e Pós-Graduação;
  • Servidores da UFPA (Docentes e Técnicos Administrativos);
  • Professores Substitutos e Visitantes;
  • Comunidade Externa (Usuários sem vínculo com a UFPA).